Google Wave, o email de primeiro mundo!

  • 2

Google Wave, o email de primeiro mundo!

Category : Goggle , Java , www

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Se você acompanhou a evolução tecnológica nesses últimos meses, com certeza deve ter ouvido falar do novo produto do Google, que tem o seu lançamento previsto para o final do ano: o Google Wave, pois desde maio já tem gente blogando sobre o assunto.

Segundo a definição do próprio site, o “Google Wave é uma aplicação web que permite que você facilmente comunique e colabore com outras pessoas”.

Para ter uma idéia geral , veja algumas fotos e vídeos no site improvisado do Google Wave.

A idéia básica é a seguinte: o email que usamos hoje tem mais de quarenta anos e porque é tão famoso? Porque ele é extremamente fácil de usar, por isso se tornou tão popular.

Se o email fosse inventado hoje ele teria que levar muito mais coisa em conta ao invés de um simples sequencia de caracteres: imagens, vídeos, chats, twitters, jogos, etc.

Para a web conseguir esse nível de comunicação tão complexo, foi criado o protocolo Wave , que é uma camada de abstração para interagir com os componentes da “onda”. Existe um rascunho desse protocolo que está em constante atualização.


Recentemente, uma integrante da equipe do Google Wave veio ao Brasil para o Google Developer Day mostrar um pouco pra gente.

Apesar da simpatia dos palestrantes, foi impossível esconder a lentidão do novo site. Muitos recursos, muita coisa interessante, mas com certeza nós sabemos que por baixo disso tinha muito JavaScript e muito XML trafegando, pois o Google Wave roda em cima do Google Web Toolkit.

Além de trocar mensagens, existem vários aplicativos integrados ao Google Wave que processam alguma tarefa no servidor e vão mandando as mensagens. Esses aplicativos são chamados de robos, como o linky (que analisa o texto que você digita e identifica se o link é válido e existe), o spelly ( um sensacional dicionário que analisa a frase conforme o contexto e corrige automaticamente).

Outros recursos interessantes são os de poder facilmente montar uma enquete, jogar xadrez, editar um documento, tudo de maneira colaborativa, com a opção de “replay” onde se consegue ver na ordem exata quem fez o que antes. Eu poderia ver, portanto, quem escreveu ou modificou um documento ou quem fez as jogadas no tabuleiro de xadrez.

Existe uma API para criarmos os nossos próprios componentes.

Como o Goggle Wave por enquanto está mais para Google Wait de tão lento, não consegui implementar nada, apenas li um pouco de código fonte dos robôs, que podem ser feitos em Python e Java.

Eu sei que tá no começo e não tem muito padrão fechado ainda, mas fiquei meio surpreso em olhar o fonte dessas classes do robô de enquetes e não encontrar uma única interface. Espero que a performance melhore e que eu possa em breve publicar aqui um breve artigo de como fazer um robô.

Curioso dessa novidade? Vai lá no site e peça o seu usuário!

Infelizmente o Google Wave funciona em internet rápida, coisa só de primeiro mundo, aqui não temos muita esperança que a nossa situação melhore.

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)


About Author

Fernando Boaglio

???

2 Comments

Google Wave: revolução na colaboração em Software Livre? « Templário da Tecnologia

5/julho/2009 at 8:54 pm

[…] complementar o assunto há um artigo que li hoje e achei interessante, denominado “Google Wave, o email de primeiro mundo!“, presente no Blog do […]

Lucas

9/julho/2009 at 2:24 pm

Podria me convidar 😀 ?
Obrigado! 😀

Leave a Reply

Quero saber mais sobre…

Inscreva-se para receber as novidades!

Arquivos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×