Categorias
Engenharia de Software

Quem deve ganhar mais, o chefe ou o pião ?

Depois de ler o post do Guilherme sobre planos de cargos e salários, eu ia apenas colocar um comentário, mas como a coisa ficou apertada decidi postar por aqui mesmo.

Eu concordo com algumas partes, mas vou discutir alguns fatos que aconteceram nas empresas que trabalhei.

“Um empregado tem que levar dois pentes de memória para um servidor de uma filial. Ele separa as peças e deixa sobre a mesa. Depois disso, sem querer ao fazer uma troca de fonte, ele move um gabinete e coloca bem em cima das memórias, danificando-as por completo. “

Quem é o culpado? Quem é o responsável? Quem paga a conta?

Bom, note que existem responsabilidades distintas, a do empregado era de, entre outras coisas, levar os pentes de memória para a filial e do seu chefe de, entre outras coisas, gerenciar a equipe inteira para diferentes tarefas.

Quem é o culpado?

Pode parecer que obviamente a culpa é do empregado, mas nem sempre isso é verdade. O empregado poderia não estar em condições físicas ou psicológicas de executar tarefas com hardware delicado como a memória.

Se um gerente contrata um dentista para gerenciar um banco de dados, e o coitado do dentista não sabe nem se logar, de quem é a culpa? Dele? Claro que não ( e podem acreditar, trabalhei numa empresa que tinha um DBA que era dentista ).

Quem é o responsável?

Os dois são…o empregado de não executar a sua tarefa adequadamente e o seu chefe de não garantir que o empregado executasse a sua tarefa. Em casos como esse, com um prejuízo maior, normalmente a pessoa mais responsável é aquela que tá no cargo de gerência, e é sempre ela que é demitida quando ocorre um problema desse, e a não ser que seja muito grave, vai o empregado junto.

Já repararam nas grandes fusões de empresas, os gerentes são sempre os primeiros a serem demitidos?

Quem paga a conta?

Apesar da lei CLT proibir a cobrança de um acidente como esse, muitas empresas ignoram esse fato e acabam descontando do salário do pobre funcionário.

Mais um caso: “um gerente que tomou uma decisão técnica que permitiu a migração (que durou um ano) de seu sistema legado por uma solução da Microsoft que saiu muito barata, o grande problema foi na renovação das licenças, que era um caminho sem volta, fez o cliente pagar uma quantia de 7 dígitos… “

Esse é um exemplo que a culpa é total do gerente, os seus empregados apenas fizeram a migração conforme solicitado, a escolha e compra do software foi uma decisão apenas do gerente.

Apesar de achar que são papéis distintos, os empregados especialistas ganharem mais está cada vez mais comum nas empresas, uma esposa de um colega meu que trabalha no RH de uma das maiores empresas do Brasil outro dia perguntou pra ele: “O que é esse tal de analista esse-a-pê que o salário é tão alto bem maior que muito gerente ?“.

Disso podemos concluir que a remuneração é apenas um simples resultado da oferta/procura do mercado.

O que será que é mais fácil contratar, um especialista Java/SAP ou um gerente de analistas Java/SAP ?

Pois é, baseado na resposta dessa pergunta que o valor desses profissionais é calculado.

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)

Por Fernando Boaglio