Agile bubble

  • 2

Agile bubble

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Se você não sabe do que o título se refere, acesse o blog do Guilherme e leia um bom resumo do que aconteceu nessa última semana.

Muito já se falou sobre o polêmico artigo e até 5 minutos atrás eu achava que não havia nada mais a se acrescentar a esse assunto, mas de repente eu lembrei da crise da bolha da internet em 1999.


Basicamente o que aconteceu foi num primeiro momento algumas empresas viram uma oportunidade fantástica de um novo mercado e apostaram alto e de forma errada nisso.

Nessa ocasião muitos oportunistas (leia-se picaretas) se aproveitaram da ocasião e ganharam muito dinheiro, orientando de forma enganosa e levando muitas empresas para o buraco. Mas e por que foi tão fácil assim? Por que o conceito de web era novo, então qualquer um que se dizia especialista era pouco provável alguém provar o contrário!

Depois do estouro da bolha, alguns acionistas puderam enxergar o óbvio, que não adiantava ter um site lindo maravilhoso, se a empresa responsável não tiver nome e confiança no mercado.

O caso clássico foi do pets.com com 320 funcionários, propaganda na TV e tudo mais, que investiu tantos milhões em marketing, que não teve o retorno necessário para pagar os seus gastos e acabou quebrando.

Vejam agora no caso da metologia ágil, muitas analogias! Quantos auto-intitulados especialistas ágeis temos no mercado?

Quantas empresas apostaram nesses especialistas e foram para o caminho errado?

E, finalmente, por que tantas empresas caíram nessa? Pelo mesmo motivo, no mundo do desenvolvimento, a metodologia ágil é algo novo, o que facilita a aparição de mais oportunistas!

Com isso as empresas totalmente insatisfeitas com o resultado das outras metodologias, correram para as metologias ágeis de maneira errada, o que fez com que a bolha ágil estourasse.

Pois é, de uma maneira ou de outra, a história sempre se repete. =)

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)


About Author

Fernando Boaglio

???

2 Comments

green card

4/dezembro/2008 at 9:38 pm

Há alguma informação sobre este assunto em outras línguas?

Fernando Boaglio

5/dezembro/2008 at 10:25 am

O link acima chamado “polêmico artigo” mostra esse assunto em inglês.

Leave a Reply

Quero saber mais sobre…

Inscreva-se para receber as novidades!

Arquivos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×