Categorias
Clube dos 10

10 pais que mudaram o mundo de TI

Nossa, dia dos pais e postar no seu blog sobre os pais mais importantes, que coisa original, criativa!

Pois é, esse não foi dos melhores, mas garanto que você vai aprender alguma coisa nova por aqui, continue lendo… =)

Vocês usam e abusam do que os seus pais inventaram, portanto vamos apresentá-los:

    1. Charles Babbage – esse é o pai da computação, apaixonado por matemática, criou uma máquina para fazer cálculos matemáticos para diminuir os altos erros humanos . Soa familiar? Pois é , temos isso até hoje, mas ele pensou e fez acontecer em 1824!
    2. Alan Mathison Turing – é considerado o pai da ciência da computação moderna, criou a máquina de Turing, que é um simples modelo matemático que dá para fazer muita coisa, alguns acreditam até que ele represente como o cérebro funciona. Apesar de ter ajudado a decifrar o código secreto dos alemães na segunda guerra mundial , o Alan Turing foi vítima da ignorância da população da Inglaterra na década de 50, pois era homossexual e isso pela lei da época era considerado insanidade mental. Ele foi obrigado a seguir um tratamento com hormônios ao invés de ser preso e alguns anos depois foi encontrado morto em seu quarto, um suicídio até hoje duvidoso. Em sua homenagem, desde 1966 existe o Turing Award para premiar as melhores cabeças da informática.

  1. Vinton Cerf – esse é o pai do TCP/IP, mas na verdade é conhecido como o pai da Internet.
  2. Raymond Samuel Tomlinson – é o pai do email, enviou a sua primeira mensagem em 1971! Alguns acreditam que ele inventou o sinal de arroba ( @ ) , mas isso não é verdade.
  3. Timothy John Berners-Lee – é um físico que precisava compartilhar o seu trabalho de pesquisa e teve a idéia de usar o conceito de hypertexto, que deu origem ao HTML / WWW e ajudou a colocar o primeiro site da Internet em 1990.
  4. Douglas Engelbart – se não fosse por ele, você estaria usando apenas o teclado até hoje. Ele inventou o mouse e patenteou em 67, mas para o seu azar ele foi comercializado mais de 20 anos depois, o que fez com que sua patente expirada não valesse mais nada. Ele chamou o aparelho de mouse por achar que o fio parecia uma cauda de um ratinho.
  5. Edgar Codd – um matemático que em 1970 publicou um artigo sugerindo uma maneira de trabalhar com as informações usando operações relacionais de conjuntos . Isso foi usado pouco tempo depois pela IBM para criar o primeiro banco de dados, o System-R
  6. John Backus – se você é programador, sua vida é muito mais fácil graças ao John. Se não fosse por ele você estaria criando suas aplicações em linguagem de máquina. Ele foi o responsável pela primeira linguagem de programação de alto nível em 1957: o FORTRAN.
  7. Peter Chen – criador do modelo Entidade-Relacionamento, mudou a maneira de representar as informações e seus relacionamentos.
  8. Ralph Baer – apesar da polêmica, ele é considerado o pai do video games por tentar criar desde a década de 50 e nos anos 70 lançar comercialmente a linha Odyssey. No site do famoso jogo Pong tem mais história sobre esse assunto.

Depois de tanta gente estrangeira nessa lista, não se esqueçam que o brasileiro Santos Dumont é o pai da aviação, apesar das controvérsias que a história nos traz.

Feliz dia dos pais! =)

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)

Por Fernando Boaglio