linux + iPod, que dureza!

  • 5

linux + iPod, que dureza!

Category : Linux

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O que é extremamente fácil de fazer com o software de manipulação de ipods da Apple (o iTunes), é complicadíssimo de fazer no Linux, em alguns casos impossível.

Antes de comentar as soluções existentes, vou jogar algumas pedras. Por que não existe nenhum iTunes oficial para Linux? Será que é tão complicado criar um client em Java, por exemplo, e distribuí-lo por aí, como fez o pessoal da Receita Federal? Ou então em outra linguagem como fez a MySQL ?

Bom, essa minha aquisição na realidade foi meio que influenciado pelo Steve Jobs, que afirmou nessa entrevista que o iPod faz mais sucesso que qualquer outro aparelho do mesmo tipo simplesmente porque eles fazem o melhor software. Eu comprei para conferir…

De cara tive a primeira decepção: como pode um aparelho tão caro como esse vir sem rádio? Eu isso quase que como se viesse sem fone de ouvido, um absurdo. É preciso comprar um acessório para ter rádio… que coisa…

Depois de um tempo de uso eu percebi o motivo do sucesso: a interface homem<->ipod é muito superior à qualquer outra, é muito fácil de fazer as coisas, o que é meio confuso é que não tem um botão de stop, só um de pause, o que deixa aquela dúvida na sua cabeça: “onde desliga isso?”.

Bom se você usa Linux e dependesse apenas da Apple, você estaria perdido… felizmente existe a comunidade open source que trabalha constantemente para melhorar a nossa vida no desktop!

Para transferir músicas e vídeos: use o GTKPOD!

Ele permite que você transfira músicas, mas não é algo muito bonito nem muito intuitivo, mas é o que tem, e trate de acostumar com ele!

As músicas são transferidas e já foi implementado o suporte ao ArtWork, que é aquele foto do álbum que aparece quando a música está tocando. Pelo gtkpod você pode baixar as capas de álbuns da internet sem problemas.

Apesar de não visualizar corretamente no gtkpod, você também copia vídeos para o iPod.

O grande problema que encontrei foi converter os meus vídeos para o formato da Apple (video: MP4 e áudio: AAC), alguns blogs por aí publicaram scripts para converter vídeos que não funcionavam.

Hoje eu consegui adaptar e criar um script que converte os vídeos sem problemas:

#!/bin/sh
# script:converte-para-ipod.sh
#
# Criado por Fernando Boaglio
#
ffmpeg -i $1.mpg -f mp4 -vcodec mpeg4 -maxrate 1000 -b 700 -qmin 3 -qmax 5 -bufsize 4096 -g 300 -acodec libfaac -ab 192 -s 320x240 -aspect 4:3 $1-ipod.mp4

Exemplo de uso:

converte-para-ipod.sh Thundercats

Como resultado ele gera o arquivo: Thundercats-ipod.mp4

Uma grande sacada da Apple foi a utilização dos podcasts, que nada mais são feeds (rss) de arquivos MP3 para você baixar e escutar.

Infelizmente o gtkpod não suporta ainda o uso de podcasts, aí você precisa de outro software para isso.

Basicamente o que se faz é baixar o MP3 do podcast com outro software e copiar para um diretório que o gtkpod enxergue para copiar para o ipod como se fosse uma música.


O software que eu sugiro para baixar os podcasts é o Amarok, pois na minha opinião ele é o melhor player existente para linux.

Veja esse tutorial de como usar os podcasts no Amarok.

Se apesar desses problemas você desejar comprar um ipod, então boa sorte e não esqueça de usar o meu script! =)

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)


About Author

Fernando Boaglio

???

5 Comments

Thiago Costa

17/novembro/2007 at 12:14 am

Da pra usar o Amarok pra jogar as músicas diretamente no iPod. O Amarok realmente é muito bonito, muito cheio de features, mas se for só pra ouvir música eu prefiro algo simples como o Beep Media Player.

Agora já experimentou instalar Linux no iPod. (http://ipodlinux.org). É muito interresante, no Linux é possivel até jogar Doom no iPod, o que o software tão bom da Apple não permite. O que eu reparei nesse iPodLinux é ele gasta mais bateria e alem do que eu achei que o player dele é meio ruinzinho. Mas sem problemas eu deixei meu iPod dual-boot.

Jorge Fahur

21/novembro/2007 at 11:50 pm

A vontade que tenho é de jogar meu ipod pela janela! O gtkpod apresenta paus federais. Enfim, acho que seria bom mencionar a opção de instalar o… linux no ipod.

Dica do Maurício L. de Medeiros

“Dois sistemas podem ser instalados no iPod, uCLinux e Debian, porém não é exatamente o mesmo Debian que roda nos desktops, mas uma versão “customizada” para mp3 players. O uCLinux é um kernel criado para operar sistemas portáteis como PDAs, etc.

A partir do kernel uCLinux foi criado o iPodLinux (nome oficial dessa distro) e do kernel do Debian o Rockbox.”

Fernando Boaglio

23/novembro/2007 at 8:38 am

Amigos, resolvi o meu problema da maneira mais simples: vendi o meu iPod! =) Vou ver se consigo comprar um Cowon agora, que escutei gente da comunidade Linux falando muito bem =) (http://en.wikipedia.org/wiki/Cowon)

Mateus

7/março/2008 at 6:10 pm

Sem dúvidas o i’Pod é o melhor player do mercado atual
Posso dizer q meu ipod nano 4G é 100% compativel com meu sistema Debian.

ps. Basta ler os tutoriais do site do amarok e compilar algumas libs :p

Mateus

7/março/2008 at 6:11 pm

4G é de quarta geração naum de 4gb ta só pra esclarecer :p

Leave a Reply

Quero saber mais sobre…

Inscreva-se para receber as novidades!

Arquivos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×