Página Inicial > Clube dos 10, Firefox, Plugin > 10 plugins do Firefox que todo desenvolvedor deve ter

10 plugins do Firefox que todo desenvolvedor deve ter

19 Flares Twitter 17 Facebook 2 Filament.io Made with Flare More Info'> 19 Flares ×

Continuando a saga dos plugins do Firefox, depois de listar os plugins que todo navegante deve ter, agora vou montar uma pequena lista para todo desenvolvedor de aplicação web deve ter.

Quando eu falo de desenvolvimento web, eu quero dizer o trio HTML + JavaScript + CSS.

firebug 10 plugins do Firefox que todo desenvolvedor deve ter

1 – Firebug – excelente plugin que reúne ferramentas para trabalhar com Javascript, CSS e HTML. Dentro dele existe uma ferramenta de debug para Javascript que é simplesmente excelente! A opção de Inspect do HTML é possível navegar com o mouse na tela e o plugin mostra o respectivo trecho no código fonte HTML.

2 – Web Developer – uma excelente toolbar com opções bem úteis como: editar/desativar CSS, habilitar/desabilitar Javascript ou imagens, limpar o cache, limpar autenticação HTTP da sessão, destacar na tela: tabelas, células de tabelas, iframes, entre outras coisas.

3 – ColorZilla – certamente você estava editando uma fonte ou um background no seu arquivo CSS e já pensou no seguinte: gostaria de saber a cor dessa imagem! Para fazer isso você precisava tirar uma screenshot da tela, copiar para dentro de um programa como o Gimp ou Photoshop e usar algum recurso para descobrir a cor. Com esse plugin você descobre facilmente o código hexadecimal de qualquer cor da página que estiver visitando.

4 – Greasemonkey – utiliza o JavaScript para customizar páginas nos sites. Atualmente existem diversos scripts com diversas funcionalidades como remover as propagandas do google , baixar vídeos do YouTube, entre outros…

5 – Html Validator – ao teclar CONTROL+SHIFT+U é possível visualizarmos o código fonte HTML da página web atual. Esse plugin modifica essa tela, adicionando as informações úteis do validator.

6 – PageDiff – um interessante plugin que você define o início com a opção Start DIFF, e depois com a opção show DIFF ele mostra as diferenças das páginas (semelhante a uma tela de merge de um repositório CVS / SVN).

7 – Screengrab! – um plugin que facilmente copia ou grava como imagens a página web atual. O mais interessante desse plugin é que ele grava a imagem da página inteira, e não somente do que está visível.

8 – FireFTP – é um excelente cliente de FTP direto do seu browser com gerenciador de contas, suporta SSL, sincronismo de diretórios entre outras coisas.

9 – Form Saver – na criação de telas, tem algo mais chato que digitar a informação toda hora? Bom, o Form saver grava as opções digitadas/selecionadas/clicadas nos formulários web e coloca dentro do seus favoritos.

10 – User Agent Switcher – Essa é uma opção alternativa ao IE tab, se você desejar mudar a informação de User Agent do seu browser. Isso pode ser útil no desenvolvimento de sites para diversos browsers.No desenvolvimento de sites para diversos idiomas existe o plugin Quick Locale Switcher.

A lista dos plugins para desenvolvimento web mais usados está no site do Mozilla.

Esses são os plugins que eu utilizo, mas muita coisa pode mudar. O Gran Paradiso (Firefox 3) já traz algumas mudanças interessantes, mas por enquanto o seu uso não é recomendável. Já usei as versões alpha e até que são bem estáveis, o problema mesmo é a incompatibilidade com os plugins. Já saiu uma pequena review da versão alpha, mostrando algumas imagens da nova versão.

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)

Categories: Clube dos 10, Firefox, Plugin Tags:
  1. 1, fevereiro, 2008 em 10:48 | #1

    meus parabéns, mais um site para meu rss … grande abraço.

  2. Augusto
    12, novembro, 2008 em 10:53 | #2

    Plugin para testar sqlinjection https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/6727

  3. 6, outubro, 2011 em 20:11 | #3

    Otimas recomendações.. algumas eu ja usava, vou testar outras.
    abraço

  4. 27, fevereiro, 2013 em 14:17 | #4

    muito bom seu site conteudo inteligente me ajudou muito irei indicar amigos para visitar .

  1. 29, janeiro, 2008 em 15:15 | #1
  2. 19, outubro, 2008 em 05:32 | #2
  3. 22, janeiro, 2012 em 03:12 | #3
  4. 25, julho, 2014 em 10:02 | #4