Categorias
Clube dos 10 Firefox Plugin

10 plugins do Firefox que todo navegante deve ter

Estou iniciando o meu serviço de utilidade pública criando o Clube dos 10, que terás as informações das dez melhores coisas do assunto em questão.

Hoje eu começo dividindo os usuários em dois grupos: os que usam o Firefox como browser padrão apenas para surfar na net e os que usam para desenvolver aplicações para a web.

Usar o Firefox sem esses plugins é como ir ao McDonald’s e pedir só um hamburguer, não tem como né? 😉

O primeiro grupo não pode deixar de ter esses plugins, listados sem ordem de importância:

1 – Download Status Bar – é interessante ver quantos % que já baixou de uma lista de arquivos, além de poder manter um histórico do que foi baixado, configurar um antivirus para analisar os arquivos baixados, entre outras coisas.

2 – Forecast Fox Enhaced – ter a previsão do tempo direto no browser é algo fantástico, você consegue saber a previsão até 8 dias. Essa versão “enhaced” exibe também a foto via satélite, igualzinho àquela previsão do tempo que você viu na TV.

3 – Flashblock – tem algo mais irritante do que uma inundação de propagandas em flash em um site? Bom, esse plugin faz o seguinte: em todo site que você entrar, ele exibe um botão com o símbolo do play ( > ), se desejar visualizar o flash é só clicar no botão. É possível também cadastrar os sites livres desse comportamento.

4 – Download Them All – Provavelmente você já visitou uma página cheia de MP3 ou de PDFs para baixar e pensou: caramba, eu preciso clicar em todos eles pra baixar! Vou perder uma hora fazendo isso! Esse plugin resolve justamente esse problema, você consegue baixar tudo de uma vez, controlado pelo plugin, além de poder aplicar filtros também: baixar só imagens jpg, só vídeos, etc. Uma característica interessante desse plugin é de ter um comportamento semelhante ao GetRight / Download Accelerator: ele divide o download do mesmo arquivo em partes. Isso é configurável também.

5 – GTranslate – Muitas pessoas que usam a internet falam que o Babylon é uma maravilha, que com um clique já tem um trecho traduzido. Bom, a idéia do Gtranslate é parecida, selecionando um texto no browser e clicando com o botão direito, você pode traduzir uma palavra ou um trecho do texto. Esse plugin usa as ferramentas de idiomas do Google, portanto você pode traduzir textos de todas as combinações que existem lá.

6 – IE Tab – provavelmente você já visitou algum site que foi feito no Front Page e faz você fazer muitos elogios ao fabricante. O que você faz nesses casos? Chama o IE, copia o link do Firefox lá e pronto. Depois você fecha o browser e volta para o Firefox. Que tal trocar tudo isso por apenas um clique? Existe até um cadastro se você desejar que alguns sites abram somente o IE. Tudo fica numa aba dentro do Firefox, muito prático e fácil.

7 – Tab Mix Plus – esse é o melhor plugin que encontrei para alterar o comportamento das abas. Você pode pode exemplo duplicar abas (igual ao CONTROL+N do IE), abrir abas que você já fechou (quantas vezes eu já me xinguei por ter fechado sem querer uma aba!), exibir as abas como se fossem slides a cada 10 segundos, unir abas de várias janelas em uma só, congelar uma aba (tira o ícone de fechar), entre várias outras coisas.

8 – Gmail Notifier – não precisa estar no gmail para saber se tem alguma mensagem nova, basta usar esse plugin que ele te avisa a cada 10 minutos ou num outro período que desejar. Se possuir mais de uma conta de gmail esse plugin serve, mas existe o Gmail Manager que é mais interessante para manipular múltiplas contas.

9 – Delicious – hoje eu não guardo mais nenhum link localmente, tudo fica na minha conta do delicious. Eles criaram para nós esse plugin que permite que você facilmente acesse sua conta e guarde um novo link em seu repositório.

10 – Viamatic foXpose – Para quem é usuário de ambiente gráfico em unix já deve ter visto isso: uma única tela representando todas as janelas abertas. Esse plugin faz algo semelhante: ele coloca todas as abas em uma única aba, dividindo a tela em quantas vezes precisar. Para ter uma idéia do que eu estou falando acesse essa imagem para ver um exemplo desse plugin representando quatro abas.

Outro recurso que as pessoas devem usar é as pesquisas que são facilmente realizadas no canto superior direito do browser ou simplesmente teclando CONTROL+K.

É possível adicionar diversos mecanismos de busca nacionais e internacionais.

Espero que gostem, outro dia eu publico os plugins para os desenvolvedores.

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)

Por Fernando Boaglio