Categorias
Clube dos 10

10 ferramentas online que todo desenvolvedor web deve usar

Se você desenvolve para a web e não conhece o W3C, não imagina o quanto está perdendo.

O W3C além de ter um repositório gigantesco de informações sobre padrões de internet, ele oferece excelentes ferramentas que podemos usar e abusar fazendo o nosso site cada vez melhor.

Ele existe desde 1994, antes de você sequer pensar em Internet. Não acredita? Consulte no Internet Archive e veja a data das páginas.

Em novembro do ano passado foi aberto o escritório da W3C aqui no Brasil e o site oficial da W3C-BR já está no ar.

A W3C oferece quatro ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento web:

  • MarkUp Validator – conhecido como HTML validator, ajuda a checar se sua página segue o padrão HTML ou XHTML corretamente.
  • Link Checker – tem algum link perdido em seu site? Esse programa verifica online para você, gerando um relatório dos links não encontrados, links que foram redirecionados entre outras coisas.
  • CSS Validator – valida a Cascading Style Sheets (CSS) ou folhas de estilo que existe na sua página. Se você não conhece as vantagens do CSS, procure saber mais sobre o assunto.
  • Feed Validator – verifica se o seu site oferece um feed válido, bem comum em blogs ou sites de notícias.

Já são quatro, estou devendo mais seis ferramentas, então vamos lá:

  • Javascript Lint – o termo lint é usado para ferramentas que procuram bugs nos códigos fonte, e é exatamente isso que essa ferramenta faz. Talvez você prefira fazer isso direto no seu Firefox, fica a seu critério.
  • Browsershots – para testar o seu site em diferentes versões de diversos browsers são criadas várias imagens que você pode baixar depois se quiser. Dependendo da fila o resultado pode sair em poucos minutos ou bem mais que isso.
  • Net Mechanic Spell Check – para quem escreve sites em inglês, essa ferramenta checa se as palavras estão escritas com a ortografia correta. Talvez a melhor opção não seja verificar a ortografia no site, e sim com um dos dicionários existentes para o Firefox.

Agora faltam só três, que serão ferramentas para verificar a acessibilidade do seu site, mas antes disso eu preciso explicar brevemente o que significa o termo muito usado nesses sites: “Section 508“. Resumidamente, ele foi uma emenda de uma lei criada em 1998 que obriga todas as agências do governo americano a serem eletronicamente acessíveis às pessoas com algum tipo de deficiência. Dessa lei a W3C criou um guia de como fazer o seu site acessível para esses pessoas, no caso os deficientes visuais.

Assisti uma palestra no FISL de um integrante do W3C-BR que contou uma breve história sobre o assunto: ele recebeu uma vez um email reclamando que não havia sido divulgada a data de um determinado evento. Ele chamou sua equipe e verificou a página e não encontrou problema algum mesmo depois de testar em diversos tipos de browsers. Pouco tempo depois a pessoa que reclamou falou de um pequeno detalhe para ele: “olha, eu esqueci de mencionar que sou cego, e uso um software que fala pra mim o que está escrito na página. Provavelmente essa data deve estar em alguma imagem que eu não consigo ler“. Você que conhece um pouco de HTML, descobriu que o ALT da tag IMG é mais útil do que imaginava!

As ferramentas restantes são:

  • WAVE – checa a acessibilidade da página validando inclusive se sua estrutura está adequada.
  • Cynthia diz – lista regra por regra da especificação de acessibilidade informando se encontrou algum objeto do seu site que é válido ou não.
  • T.A.W. – O Test Acessibilidad Web, ou teste de acessibilidade para web faz diversas validações no site e aponta prováveis error que ele consegue conferir (classificados como “Automatic”) e outros que você deve conferir (classificados como “human”).

Agora que ferramenta não falta, vamos à luta! =)

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)

Por Fernando Boaglio