Categorias
Análise de livro empreendedorismo

O segredo de Luísa – fail

Quando o assunto é empreendedorismo, muita literatura existe por aí, e quando entramos na moda das startups nos últimos anos, o que antes era uma modesta meia dúzia em um canto de uma livraria na seção administração, hoje já tem um destaque muito maior.

Não por indicação de amigos, mas por uma certa fama acabei comprando o livro O segredo de Luísa de Fernando Dolabela.

segredo-de-luisa

Na contra capa aparece o texto “mais de 150 mil exemplares vendidos…o livro se tornou referência quando o assunto é empreendedorismo. Adotado por universidades e MBA’s em todo Brasil…“.

Bom, depois de terminar o livro tive várias surpresas desagradáveis

A primeira delas foi descobrir que o livro é uma história inventada pelo escritor, nada daquilo é verdade ou tem fundamento, apesar de terem certa coerência.

Depois disso, a história corre no texto e aparecem trechos grifados que são explicados em uma página próxima. Se fosse só uma vez ou outra tudo bem, mas praticamente em toda página tem algo com comentário e isso resulta em uma leitura cansativa, que o foco é desviado a todo instante.

E pra fechar a decepção, da segunda metade do livro em diante o autor tenta empurrar para o leitor o seu “maravilhoso” software FazDinheiro para ajudar a montar o seu negócio… parece que a cada 5 páginas, uma cita como esse maravilhoso software ajudou a coitada da protagonista encontrar o caminho do sucesso.

Claro que o livro não é de todo mal: apresenta alguns supostos problemas comuns no início de abertura de um negócio próprio, boas referências para explicar alguns termos, e achei bem interessante o motivo do título do livro (desculpe , não vou falar não, leia e descubra você mesmo).

As apesar de boas reviews e do currículo do autor, não recomendo esse livro se você procura uma história de sucesso ou se quer aprender sobre empreendedorismo.

thumbs-down

Para aprender sobre o assunto é melhor fazer um curso do SEBRAE (todos são excelentes) !

Para ler histórias de sucesso, é melhor procurar por histórias reais!

Fernando Boaglio, para a comunidade.

Por Fernando Boaglio