Categorias
Clube dos 10 Engenharia de Software

10 coisas que todo gerente deveria fazer ao demitir alguém

Essa semana eu escutei de um colega mais um caso clássico do que eu classifico como “demissão amadora“.

Você demitir alguém sem mais nem menos com a única clássica frase de justificativa: “você não está comprometido com o projeto” é uma falta de profissionalismo, além de gerar um stress completamente desnecessário.

Por isso espero que se você algum dia for gerente de algum projeto, lembre-se dessas 10 dicas a seguir para amenizar a dura tarefa de mandar alguém de volta ao mercado:


1. Não tenha cúmplices

– se já escolheu a pessoa para demitir, não comunique a outras pessoas que trabalham com ela, a não ser que isso seja extremamente necessário. A pessoa descobrir que será mandada embora por outros vai apenas piorar a situação.

2. Não tenha sentimentos, tenha postura

– por mais raiva ou decepção que exista, de nada adianta colocar isso para fora numa conversa dessas, ainda mais numa situação delicada dessa, que a pessoa demitida pode levar para o lado pessoal. O mundo dá muitas voltas, e essa pessoa que foi demitida ficou chateada com você pode ser em alguns meses ou anos um cliente seu, um colega de trabalho em outro lugar ou até o seu chefe.

3. Não delegue outra pessoa para dar a má notícia

– já vi um funcionário de 15 anos de casa ser mandado embora da pior maneira possível: o seu chefe não veio o dia inteiro e as 17h o seu computador reiniciou. Ao tentar logar novamente a sua conta foi bloqueada, em seguida veio uma pessoa do RH e comunicou que o funcionário seria demitido e que ele deveria levar as coisas dele embora. A imagem que eu tenho do ex-chefe dele é um homem que não honra as calças que veste.

4. Não dê muito tempo ao demitido

– uma pessoa que foi demitida não terá nenhuma vontade, muito menos ambição de fazer o seu trabalho sabendo que não tem futuro nessa empresa. Portanto, uma semana no máximo duas é mais do que o suficiente.

5. Comunique a demissão numa sexta-feira

– se demitir a pessoa numa segunda-feira, durante pelo menos dois dias as pessoas comentam sobre a demissão, isso é normal. Uma demissão numa sexta, é natural que na semana seguinte o assunto tenha esfriado um pouco.

6. Deixe as portas sempre abertas

– por mais que isso possa parecer impossível no momento, não pode deixar de pensar no futuro da empresa, e deixe claro que ele pode voltar algum dia a negociar com vocês.

7. Agradeça o trabalho feito

– pelos mesmos motivos já dito antes, o funcionário demitido deve ter feito pelo menos alguma coisa boa para a empresa. Pense nisso e agradeça o empenho dele. Lembre-se que esse mesmo funcionário pode trabalhar em um cliente ou em um concorrente e eles talvez saibam do que o demitido passou.

8. Não faça comparações com outros funcionários

– fazer comparações com o desempenho de outros funcionários pode levar ao lado pessoal e um desentendimento entre os funcionários restantes.

9. Não tenha piedade

– por mais que o demitido tenha lá os seus problemas pessoais, tenha família para sustentar, lembre-se que você não está num clube, numa roda de amigos, você está executando uma decisão que não é pessoal, é da empresa! O mercado não é fácil, a vida também não é.

E o mais importante:

10. Explique o motivo da demissão

– o mais frustrante é ser demitido sem saber o motivo. Muitas vezes é um corte de gastos, outras é um desempenho abaixo do esperado, mas de qualquer maneira é muito válido que o demitido saiba o motivo de sua demissão. Com isso, apesar dele não gostar da notícia, com certeza compreenderá a situação ( e talvez até entenda e aceite a situação sem problemas) .

Se uma empresa trata o seu funcionário com respeito, ali com certeza é um bom local de se trabalhar.

Infelizmente lugares assim são raros, e se você é um chefe, pode fazer a diferença.

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)

Por Fernando Boaglio