Quando teremos uma greve em TI ?

  • 4

Quando teremos uma greve em TI ?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Essas últimas semanas foram bem chatas para muitas pessoas, um colega meu foi até, digamos, premiado.

Ele esqueceu de pagar a fatura de seu cartão de crédito… por que não recebeu sua fatura em casa?

Por que o correio estava em greve!

Então ele ligou para pedir o código de barras do boleto para pagar, conseguiu.

Foi acessar o site do banco… fora do ar.

Então, numa última tentativa foi pessoalmente ao banco para resolver o problema, e , adivinhem? O banco também estava de greve!


Os Correios e todo o cabide de empregos que ele abriga é gerenciado pelo Governo, portanto fazer uma greve não deve ser muito complicado; entretanto falando em bancos, temos diversas empresas em diversas cidades diferentes, e mesmo assim conseguem uma greve com uma adesão de quase 100%.

E como conseguem isso? Com os polêmicos sindicatos, que conseguem representar a sua classe trabalhadora de alguma maneira, seja vantajosa para a classe ou para os membros que a compõe.

Mas será que a área de TI terá greve algum dia?

Vamos analisar outro exemplo: os caminhoneiros do Brasil prestam serviços diferenciados em diversos locais do país, levando diversos tipos de produtos para todo o tipo de classe social.

Uma classe desunida que apesar de ser essencial, sempre foi explorada sem dó nem piedade. Tentaram criar um sindicato e em 2001 a primeira greve, mas não deu certo… entretanto anos depois a greve mais famosa que se teve notícia conseguiu uma adesão de 75% e um prejuízo enorme para o país.

A área de TI precisa de greve? Bom, se você não se contenta com situações descritas por aqui, eu acredito que sim.

E só conseguiremos uma greve quando existir uma associação que represente nossa profissão de maneira justa, e acredito que regulamentar a profissão seja o primeiro passo. Mas não temos sindicato já ? Sim, temos mas além de tirar parte do salário dos CLTs e emitir boletos de pagamento em seu site, eu não sei mais o que fazem de útil.

E afinal, sem associação e regulamentação, quando teremos uma greve para defender os nossos direitos ?
Desunidos como os profissionais de TI são, hoje a resposta é simples: sem chance!

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)


About Author

Fernando Boaglio

???

  • Rodrigo C. A.

    Posso estar errado. Mas greve e sindicato é mais útil para as profissões que as pessoas tem menos poder individual de negociação. Acredito que os bons profissionais de TI conseguem negociar salários e condições de trabalho com suas empresas sem precisar dessas coisas.

    Bons profissionais são raros no mercado, e quem é bom tem força individual pra defender os seus interesses. E essa onda de métodos ágeis que pregam a manutenção das equipes valoriza ainda mais os profissionais de TI.

    Não acho que sindicatos e coisas parecidas, que são úteis em alguns segmentos do mercado, sejam úteis pro mercado de TI. Não me lembro no momento de nenhum segmento de mercado com profissionais com nível de especialização alto fazendo greve por aí.

  • E greve serve para resolver os problemas das pessoas? Pelo que você relatou nos primeiros paragráfos do post, seu amigo só se prejudicou com isso, e não acredito que ele tenha gostado.

    E como disse o Rodrigo, temos muito mais poder individual de negociação do que outras áreas, e posso dizer isso por experiência própria, sempre conquistei meu espaço (e, consequentemente, aumentos de salário), com o meu trabalho, sem precisar “parar de trabalhar” para que isso aconteça.

    Se você acredita que está precisando disso, quem sabe seja a hora de procurar outro emprego 🙂

  • Não entendi bem, foi pegadinha?

  • Concordo plenamente..

    Olhem só o que está acontecendo aqui na região com o mercado de TI e por favor, me digam se tem outra solução a não ser uma greve generalizada.

    http://www.guj.com.br/posts/list/138564.java

Quero saber mais sobre…

Inscreva-se para receber as novidades!

Arquivos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×