Categorias
Engenharia de Software

Quando teremos uma greve em TI ?

Essas últimas semanas foram bem chatas para muitas pessoas, um colega meu foi até, digamos, premiado.

Ele esqueceu de pagar a fatura de seu cartão de crédito… por que não recebeu sua fatura em casa?

Por que o correio estava em greve!

Então ele ligou para pedir o código de barras do boleto para pagar, conseguiu.

Foi acessar o site do banco… fora do ar.

Então, numa última tentativa foi pessoalmente ao banco para resolver o problema, e , adivinhem? O banco também estava de greve!


Os Correios e todo o cabide de empregos que ele abriga é gerenciado pelo Governo, portanto fazer uma greve não deve ser muito complicado; entretanto falando em bancos, temos diversas empresas em diversas cidades diferentes, e mesmo assim conseguem uma greve com uma adesão de quase 100%.

E como conseguem isso? Com os polêmicos sindicatos, que conseguem representar a sua classe trabalhadora de alguma maneira, seja vantajosa para a classe ou para os membros que a compõe.

Mas será que a área de TI terá greve algum dia?

Vamos analisar outro exemplo: os caminhoneiros do Brasil prestam serviços diferenciados em diversos locais do país, levando diversos tipos de produtos para todo o tipo de classe social.

Uma classe desunida que apesar de ser essencial, sempre foi explorada sem dó nem piedade. Tentaram criar um sindicato e em 2001 a primeira greve, mas não deu certo… entretanto anos depois a greve mais famosa que se teve notícia conseguiu uma adesão de 75% e um prejuízo enorme para o país.

A área de TI precisa de greve? Bom, se você não se contenta com situações descritas por aqui, eu acredito que sim.

E só conseguiremos uma greve quando existir uma associação que represente nossa profissão de maneira justa, e acredito que regulamentar a profissão seja o primeiro passo. Mas não temos sindicato já ? Sim, temos mas além de tirar parte do salário dos CLTs e emitir boletos de pagamento em seu site, eu não sei mais o que fazem de útil.

E afinal, sem associação e regulamentação, quando teremos uma greve para defender os nossos direitos ?
Desunidos como os profissionais de TI são, hoje a resposta é simples: sem chance!

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)

Por Fernando Boaglio