Categorias
KDE Linux

Como foi o Latinoware 2008

Estive presente em dois dos três dias do evento ( a minha volta foi programada no meio do último dia) e conheci muita gente do mundo do software livre no Latinoware 2008.

No Latinoware tivemos o primeiro fórum latino-americano do KDE, onde reunimos os seguintes temas:

  • Hélio Costa falou do passado e presente do KDE, contanto uma breve história dos desafios do desenvolvimento de um novo ambiente gráfico .
  • Eu falei sobre o projeto de tradução do KDE.
  • O Maurício Piacentini falou sobre KDE Games e detalhou um pouco sobre o desenvolvimento deles.
  • Álvaro , nascido em Bariloche, falou sobre o KMyMoney e suas opções de uso para controle de gastos pessoais e pequenas empresas.
  • Sandro e Tomaz deram um minicurso de 6 horas sobre desenvolvimento com a biblioteca Qt/KDE.

Além do fórum KDE, tive o prazer de assistir a palestra do Cezar Taurion falando sobre a mudança de paradigma do desenvolvimento colaborativo e livre comparado ao tradicional proprietário.

Também teve as palestras do Cristiano que falou sobre algumas novidades do KDE4 e em outra palestra falou sobre o projeto Fedora Educação, que será uma distribuição totalmente voltada para o usuário final e utilizará o pacote de software do KDE Education para fins educativos.

Não posso deixar de agradecer a todo o pessoal do evento que acolheram tão bem os palestrantes e proporcionaram uma excelente experiência.

Espero que esse sucesso seja um incentivo para o Latinoware 2009!

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)

Por Fernando Boaglio