Categorias
Engenharia de Software

Oligarquias de TI

Acredito que grande parte das grandes empresas estão presas às oligarquias de TI.

Da wikipedia:
Oligarquia (do grego ολιγαρχία, de oligoi, poucos, e arche, governo) significa, literalmente, governo de poucos. No entanto, como aristocracia significa, também, governo de poucos – porém, os melhores -, tem-se, por oligarquia, o governo de poucos em benefício próprio, com amparo na riqueza pecuniária.


Veja uma situação comum em empresa média/grande: em determinada parte de um processo você questiona o seu colega: “mas isso é redundante, inútil, por que usamos essa ferramenta?”. Talvez além da reposta padrão “por que era assim quando eu cheguei” você consiga rastrear a origem do problema… alguém da área de TI optou pela compra dessa ferramenta justificando que seria “pelo bem da empresa”. Mas será mesmo?

Vamos sair das empresas e pular para as prefeituras, o que acontece se alguém precisa fazer uma compra de, por exemplo, 10 computadores. A pessoa que vai pesquisar o preço no mercado tem um primo que tem uma loja de informática e cada computador tenha o custo de 2 mil reais, totalizando 20mil. O que acontece? A coisa é simples, a pessoa supervaloriza o total para 35mil e consegue outras cotações de 40mil. No final, do ponto de vista da prefeitura ela escolheu o mais barato, mas na verdade o que aconteceu mesmo foi uma parte da verba pública ir para o bolso de um funcionário público que já não ganha pouco.

Nas empresas de TI existe a mesma coisa, seja em ferramenta ou em serviço, porém os valores são bem maiores que meu triste exemplo. Além disso, apesar de ser uma atitude incorreta, ela pode ter uma consequência muito pior, e infelizmente é o que mais acontece: ela causa um prejuízo para a empresa e a engessa completamente.

Eu soube de uma história de um gerente de TI de um banco aqui em São Paulo que tinha os seus dados em SQL Server e resolveu migrar para aquele fabricante que adora comprar outras empresas. Contam os meus colegas que uma semana depois dessa decisão chegou nada mais e nada menos que um carro 0Km com um laço de presente em cima demonstrando os agradecimentos ao novo contrato. Imaginem se foi gasto pelo menos 30mil para esse “presente”, imaginem então o valor total do contrato…

As empresas muito grandes já enfrentam o problema de gastos, para isso elas criam alguns critérios interessantes que deveriam ser seguidos por qualquer tipo de empresa: verificar o save da empresa antes da compra. É muito simples: alguma área da empresa solicita pela compra de algum equipamento ou serviço, a primeira coisa que se avalia antes de qualquer coisa é: quanto dinheiro a empresa vai economizar? Contratar um serviço de 10 mil reais para um save de 5 mil é inviável, portanto o mal já é cortado pela raiz.

Note que mesmo assim ainda é possível encontrar desculpas tecnológicas para escolher a cotação que se beneficia mais, mas pelo menos financeiras não.


Apesar disso, quando a ferramenta/serviço traz um benefício para a empresa, não interessa se quem fez a cotação e bateu o martelo na compra ganhou nenhum centavo ou cem mil reais, no geral todos sairam ganhando, um mais e outros menos.

O problema mesmo é das pessoas nessa posição que não pensam na empresa, e no final adquirem ferramentas e serviços que engessam todo o processo e causam um prejuízo além de certo estresse para os seus usuários. E quando alguém resolve questionar sobre o processo, muitas vezes descobre que o responsável pela péssima decisão nem trabalha na empresa mais, apesar de seu terrível legado continuar atormentando a todos dia após dia.

Enfim, se algum de vocês estiver nessa posição algum dia, pensem muito antes de aceitarem qualquer tipo de proposta e não se esqueçam que o mundo da informática é muito pequeno.

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)

Por Fernando Boaglio